sábado, 28 de novembro de 2020

Guardador de árvores

 
A temática ambiental, ou a sua designação num sentido mais estrutural, a Ecoliteracia é uma das áreas essenciais para a formação de leitores, mas também no seu sentido mais genérico, a da formação dos valores nas pessoas e assim na sociedade. Tema essencial não só porque faz despontar o valor daquilo que está para lá de cada um, o espaço natural, como afirma o outro, aqui em dimensões várias como algo em que cada um se materializa como uma relação. 
 
A natureza e a questão ambiental têm sido desvalorizadas há muitas décadas e se agora são incentivadas, é pela visibilidade do desastre natural a que a sociedade contemporânea trouxe até nós. É essencial fazer uma aproximação educativa capaz de rever esses efeitos negativos, mas também e sobretudo pela ligação essencial ao coração das coisas, à respiração e reconhecimento do papel de cada um e da sua própria felicidade.  
 
Guardador de árvores de João Pedro Méssederé uma das obras para um público infantile juvenil a trazer esses valores da Ecoliteraia. Um álbum de louvor às árvores, como se elas próprias na sua dádiva encaminhassem os sonhos das palavras para ideias novas, aprendizagens de futuro. As folhas, os ramos, a luz ente os espaços do dia nas imagens para a nossa gratidão pelo natural e pelo silêncio das árvores, como um anjo depositado nas coisas. Guardador de árvores é um livro de poesia para a iniciação nesse mundo de delicadeza e agradecimento pelo valor das coisas essenciais.

Guardador de árvores / João Pedro Mésseder / Il. Horácio Tomé Marques. Porto: Trampolim, 2009.

Sem comentários:

Enviar um comentário