sexta-feira, 21 de fevereiro de 2020

Lugares e gestos (II)


Lugares e gestos associados à Literatura infantil e juvenil é de certo modo a construção de uma relação entre as palavras e os lugares, ou seja diferentes sociedades em diferentes tempos e modos.

Harry Potter é um dos clássicos da literatura juvenil. Nele se juntam o antigo e o moderno. As figuras de Harry e Hermione têm em si muito do que foi a sociedade vitoriana numa saga que coloca feitos mágicos que apelam a uma outra ideia de futuro. Há em Harry Potter muito de um tempo, de espaços de uma cidade, ou de uma região. Edimburgo e a Escócia alimentaram os gestos e a imaginação de K. W. Rowling.

Victoria Street lembra-nos as lojas de Harry Potter e a Pedra Filosofal quando ele vai escolher a Nimbus para entrar na escola de magia de Hogwarts. Victoria Street é arqueada na sua fisionomia o que lembra a Diagon Alley, o chamado Beco Diagonal presente no livro. Toda a construção do imaginário se apresenta com uma semelhança muito significativa. Não é difícil encontrar livrarias misteriosas, lojas antigas e cafés de um mundo atual, com um coração no mistério. Edimburgo é um claro sítio para juntar de múltiplas formas os lugares e os gestos na Literatura, neste caso juvenil.

Imagem: Victoria Street, (old Town) – Edimburgo.


Sem comentários:

Enviar um comentário